sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Presidenta Dilma Rousseff Toma Posse

A cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff, neste sábado (1º), em Brasília, reuniu 30 mil pessoas, além de autoridades estrangeiras de todo o mundo vieram ao Brasil para cumprimentar pessoalmente a presidente Dilma Rousseff no dia de sua posse. Nomes como Hugo Chávez, Hillary Clinton, Sebastian Piñera, Fernando Lugo e José Mujica foram parabenizar Dilma no Palácio do Planalto, em Brasília. Nos dois discursos que proferiu - no Congresso Nacional e no Parlatório do Palácio do Planalto - a nova presidente reafirmou o compromisso de combater a miséria e erradicar a pobreza. Falou também em mudanças no sistema de impostos.
Segundo ela, a luta "mais obstinada" do novo governo será "a erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos".
No primeiro discurso, que durou 40 minutos, Dilma reafirmou a defesa da liberdade de culto e de imprensa, disse que a corrupção "será combatida permanentemente" e que estende a mão aos partidos de oposição.
"A partir deste momento, sou a presidente de todos os brasileiros", declarou. Dilma prometeu ainda melhorias nas áreas de saúde, educação e segurança.
Dilma lembrou os tempos da juventude, quando combateu a ditadura militar e foi presa e torturada.
"Queria dizer a vocês que eu dediquei toda a minha vida à causa do Brasil. Entreguei, como muitos aqui presentes, minha juventude ao sonho de um país justo e democrático. Suportei as adversidades mais

extremas infligidas a todos que ousamos enfrentar o arbítrio. Não tenho qualquer arrependimento, tampouco não tenho ressentimento ou rancor. Muitos da minha geração, que tombaram pelo caminho, não podem compartilhar a alegria deste momento. Divido com eles esta conquista, e rendo-lhes minha homenagem", disse.
No discurso no Parlatório, Dilma agradeceu a "oportunidade que a história me deu de ser a primeira mulher a governar o Brasil".
Ela também prestou homenagem ao ex-presidente Lula. "Conviver todos estes anos com o presidente Lula me deu a dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e por sua gente. A alegria que sinto pela minha posse como presidenta se mistura com a emoção da sua despedida".
Repercussão internacional
Jornais internacionais destacaram a posse de Dilma neste sábado. A maioria noticiou principalmente a promessa que a presidente fez de acabar com a miséria no Brasil. Como no site do jornal espanhol El Pais: "Dilma Rousseff promete na posse acabar com a miséria no Brasil".
Já a rede britânica BBC ressalta o peso da responsabilidade que Dilma terá por suceder um presidente tão popular quanto Lula, que tem 80% de aprovação. A afirmação é parecida com a do jornal Washington Post, que relembra ainda que a forma dura de gestão lhe valeu o apelido de "Dama de Ferro".
O jornal francês "Le Monde" destaca a eleição "brilhante" de Dilma e lista os desafios a serem enfrentados pela primeira presidente do Brasil, como a educação.
O jornal americano "The New York Times" aponta para a responsabilidade em suceder Lula, que o chamaram de "o mais popular líder da nação na história". De acordo com o jornal, Dilma também assume no momento em que o país está "economicamente próspero".

Nenhum comentário:

Postar um comentário