terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Fábrica das Cervejas

            Em Dublin, capital da Irlanda, a cerveja faz parte da cultura. Ela é considerada bem mais do que uma simples bebida. Pois significa arte, patrimônio histórico e boêmio da cidade. Muitos dos típicos pubs fabricam sua própria breja, feita de modo caseiro, artesanal e degustada fresquinha da fonte.
Mas a grande obra-prima dos cervejeiros da região é a chamada “ouro negro”. Trata-se do apelido da famosa Guinness, a cerveja forte e escura inventada naquelas terras em 1759. De lá para cá, são servidos diariamente milhares de litros dela em todo mundo. Em Dublin, as pints (canecas) começam a encher já pela manhã e só param à 1h da madrugada, horário final de funcionamento dos bares. A sede dos mais beberrões, porém, pode ser matada até altas horas em outras baladas.
Com um povo que adora tomar uma, as cervejas fazem a combinação perfeita com as diversas festas de rua promovidas na cidade. O mais famoso evento é o hoje internacional “Saint Patrick’s Day” (ou São Patrício), o santo padroeiro do país. Nos cinco dias de patuscada ao ar livre, sempre realizada no mês de março, Dublin fica regada à muita cerveja e entra num clima carnavalesco à sua maneira. Gente jovem e bonita entorta o caneco horas a fio. Depois, é só voltar pra casa a pé.
Se tiver curiosidade em saber como a velha e boa cerveja é preparada, dê uma pausa na bebericada e vá conhecer Porterhouse, a primeira cervejaria da cidade. Com cinco andares, fabrica dez tipos de cerveja e serve os pratos típicos irlandeses. Fica no reduto baladeiro chamado Temple Bar – um nome sugestivo e tanto, hein?
Pertinho dali, e já que é para se aprofundar no mundo das cervejas, se faz então obrigatório visitar a fábrica da Guinness. O tour pelo prédio de sete andares da cervejaria é marcado pela interatividade e atrai até 13 mil pessoas em um único fim de semana, público que dá uma boa amostra da popularidade da marca. Jogos de computadores, degustação de cevada torrada com gosto de café e expedições por laboratórios-testes são alguns atrativos do rolê. Ao final, o visitante sobe ao último andar, onde fica um bar panorâmico de vista linda. Lá, pode-se tomar uma pint escura e gelada como cortesia da casa.
Diante do espírito cervejeiro e alto-astral por todo lado, em Dublin, tudo só poderia acabar mesmo em… Guinness, a Cerveja dos Recordes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário